Experiências de brasileira que foi deputada no Parlamento italiano
“Doc” com produção dirigida por Abbadhia Vieira foi a único representante nacional a competir como melhor produção no Festival London Lift-Off
Contando as experiências de Renata Bueno (a primeira brasileira a ocupar um cargo de deputada no Parlamento italiano), o documentário brasileiro Viewpointof Renata Bueno, escrito e dirigido por Abbadhia Vieira, foi o único representante nacional a competir como melhor produção no Festival Europeu London Lift-Off.
Criado com o intuito de apoiar cineastas independentes, o evento, este ano, foi realizado online, em razão da pandemia da Covid-19. Por outro lado, o novo formato permitiu que espectadores de todo o mundo assistissem aos filmes e votassem em suas produções favoritas.
Política e diversidade
“O título é um convite para conhecer a política italiana através das histórias e experiências de Renata Bueno”, afirma Abaddhia. Ao longo das gravações do “doc”, a produtora descobriu que Renata era portadora de uma deficiência física e possuía menos de 50% da visão. Entretanto, essa limitação não a impediu de encontrar o seu lugar e ter uma trajetória expressiva na política italiana.
Além de apresentar um retrato da protagonista, o documentário mostra as diferenças entre os sistemas políticos que vigoram na Itália e no Brasil. Além disso, nos proporciona um lúdico passeio pelo centro de Roma, enquanto aborda temas como humanização, educação, diversidade, civilidade, empreendedorismo e motivação. Filha do deputado federal Rubens Bueno, Renata também foi vereadora de Curitiba pelo PPS.