FESTCURTASBH CHEGA A SUA 19ª EDIÇÃO

Nova edição do FESTCURTASBH contará com 3 amostrar inéditas, além das premiações já existentes. Cerca de 147 filmes serão exibidos durante os 10 dias de evento

Entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro, acontece em Belo Horizonte o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FESTCURTASBH), por meio da Fundação Clóvis Salgado. Sendo um dos eventos de cinema mais importantes do país, e exclusivo de curta-metragem, ele exibirá 147 filmes em 67 sessões. A programação é gratuita e ocupará a Sala Juvenal Dias e o Jardim interno do Palácio de Artes. Além dos filmes, ele contará com seminários, oficinas, mostras temáticas e debate.

Durante os dias do festival, o público terá contato com uma mostra representativa da atual produção cinematográfica nacional e internacional. Durante essa edição o público poderá ver pela primeira vez, ou rever, obras históricas pouco conhecidas mas que conversam com a atual situação política brasileira.

Mostras Competitivas

Na 19ª edição o festival recebeu mais de duas mil inscrições, de 98 países. Desses, foram selecionados 115 curtas que posteriormente foram divididos entre mostras competitivas, paralelas e especiais.

A mostra competitiva foi dividia em três premiações. A categoria Minas conta com 7 concorrentes das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia, além de uma co-produção Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A segunda seleção é a Mostra competitiva Brasil, que conta com filmes de seis estados. Por fim a Mostra competitiva Internacional, contará com produções de 16 países.

Mostras Paralelas

Com 69 filmes, as mostras paralelas são dividas nas seguintes categorias: Animação, Infantil, Juventude, Maldita, Engajamentos Contemporâneos, Atravessamentos do Presente e Extravasamentos.

Pela primeira vez no FESTCURTASBH, a Mostra Atravessamentos do Presente apresenta um conjunto de produções que atravessam o quadro e produzem deslocamentos de imagens, de palavras e de tempos, expressando momentos problemáticos como a guerra, a política, o corpo, a memória.

Mostras Especiais

Outra novidade da 19ª edição do FESTCURTASBH são as mostras especiais. A primeira é a Mostra Documentário: Invenção de formas/pensamentos crítico (1964 – 1983) que tem curadoria de Naara Fontinele e apresentará 18 curtas brasileiros produzidos entre os anos de 1968 e 1978.

A segunda é a Mostra Radicales Libres, com curadoria de Jroge Yglesias. Nela serão exibidas 15 filmes de diversos países da América Latina, todos produzidos na década de 60.

Além das sessões do Cine Humberto Mauro, o público poderá assistir a todos os filmes do Festival, nas duas cabines individuais que ficarão disponíveis durante todo o evento. No site oficial (http://festivaldecurtasbh.com.br) estão disponíveis a programação completa, sinopses e informações sobre a premiação, júri e curadoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here