FESTIVAL CURTA CAMPOS DO JORDÃO

0
Festival Curta Campos do Jordão
Festival Curta Campos do Jordão 2019

As portas de belíssima e turística Campos do Jordão estão novamente abertas para que realizadores de todo o Brasil inscrevam seus filmes na 5ª edição de um dos festivais de cinema mais interessantes do país. É o Festival Curta Campos do Jordão (FCCJ), criado em 2015 e cuja edição deste ano acontece entre os dias 15 e 20 de outubro.

Pela crescente relevância do evento, a organização tem como forte expectativa que o festival de 2019 se torne o maior encontro de curtametragistas de todos os tempos. De acordo com um comunicado do Festival Curta Campos do Jordão, será um festival “jamais levado a efeito em toda a Região da Mantiqueira e para o qual todos são convidados especiais”.

Para compor a programação, uma série de novidades serão implementadas. Enfim, você não pode ficar de fora desta festa!

Novidades do Festival Curta Campos do Jordão

1. Cinema Peregrino (uma sessão composta pelos filmes vencedores do 4º FCCJ que será exibida nas semanas precedentes à realização do festival, em Associações de Moradores de Bairros de Campos do Jordão, com o objetivo de divulgar a nova edição);

2. Oficina Cinema de Bolso oferecida aos alunos do TCC sobre a produção de vídeos com aparelho celular para exibição em canais da internet, a ser ministrada pela cineasta Naná Prudêncio, proprietária da Zalika Produções, cujo resultado será exibido em sessão especial durante a realização do Festival;

3. Sessão de Abertura, no dia 15/10, com a exibição do documentário INEZITA, de Hélio Goldsztejn, precedida de uma Roda de Viola liderada por violeiros jordanenses, entre eles a consagrada dupla Rafael Viola e Dinelson.

4. Ato Ecológico pela preservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade a ser realizado no Parque Lagoinha e que deverá contar com o apadrinhamento de importante figura do universo do Audiovisual Brasileiro, especialmente convidada para esse evento;

5. Exibição dos filmes de curta metragem selecionados entre os inscritos, produzidos em todo o território nacional, distribuídos em cinco sessões e que serão avaliados por um júri especialmente composto para esse fim e que elegerá os vencedores nas categorias: Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Curta de Animação e Melhor Curta Experimental, e que levarão os troféus Araucária de Cinema nessas categorias, juntamente com os vencedores pela votação popular, incluindo o Melhor Curta Jordanense.

Outras atividades relacionadas às artes visuais ainda poderão vir a fazer parte da programação do 5º Festival Curta Campos do Jordão.

Festival Curta Campos do Jordão – História

Tudo começou em 2015 quando, com o apoio do ProAC, da Secretaria Municipal de Cultura, da Associação dos Amigos de Campos do Jordão e do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau, o Cineclube Araucária de Campos do Jordão decidiu incluir na sua programação regular uma série ações voltadas à formação na área do audiovisual através da realização de Oficinas de Cinema.

Para a implementação dessa ideia, estabeleceu-se uma parceria entre o Cineclube e a Escola Estadual Prof. Camargo Freire, localizada na Vila Albertina em Campos do Jordão (SP). Essas Oficinas, especialmente pensadas para os alunos do ensino médio, porém abertas a todos os interessados, foram realizadas nas dependências da Escola, sob a orientação de profissionais especialmente convidados, como o cineasta Dimas Oliveira Júnior e o roteirista e editor Wagner Sampaio. Delas saíram seis curtas metragens criados e produzidos pelos participantes.

Foi exatamente esse material que inspirou a criação de sessões especiais para a sua exibição pública, juntamente com outros filmes realizados por cineastas convidados. Nascia assim a primeira edição do Festival Curta Campos do Jordão que teve em seu corpo de jurados o cineasta Jeferson De e a roteirista e produtora Cristiane Arenas. Jeferson e Cris ficaram tão bem impressionados com o que assistiram que se dispuseram a estar em Campos para ministrar as Oficinas de Cinema no ano seguinte.

Após o nascimento, a expansão

Assim, em 2016, o número de participantes duplicou, o que fez com que as Oficinas passassem a acontecer no antigo Cine Glória de Campos do Jordão (atual Espaço Cultural Dr. Além). Na mesma medida, cresceu o número de produções exibidas durante a realização da segunda edição do Festival.

Em 2017, um grupo formado prioritariamente por participantes das Oficinas anteriores reuniu-se para dar continuidade ao processo de produção audiovisual na Cidade, com a criação do grupo Fazer Cinema, a partir do qual foram realizados os curtas exibidos na terceira edição do Festival, sempre ao lado de produções convidadas.

2018: o ano em que o festival tomou conta do país

Em 2018, entre os dias 18 e 20 de outubro aconteceu a quarta edição do Festival Curta Campos do Jordão, sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura e do Convention & Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região. A grande novidade para a quarta edição veio da decisão da Coordenação do Festival de abrir completamente as suas portas para a participação de curtas metragens produzidos em qualquer região do território nacional. O resultado foi muito além do esperado: 444 filmes de 23 Estados foram inscritos. Desses, 56 foram selecionados para compor as cinco sessões da programação.

Veja Também