O festival traz o melhor da animação japonesa

Festival de Cinema JFF Plus Online traz o melhor da animação japonesa

Títulos incluídos na programação do JFF Plus Online incluem lançamentos, documentários e clássicos

A animação japonesa sempre teve muitos fãs em nosso país, onde, inclusive, são realizados caprichados eventos dedicados aos fãs dessas produções. Voltado para esse público, o Festival de Cinema JFF Plus Online disponibiliza 30 filmes e animes japoneses gratuitos. A inciativa é promovida pela Fundação Japão.

O evento acontece desde 20 novembro de 2020 e se estenderá até 07 de março, percorrendo 20 países em todo o mundo. A programação é cheia de atrativos, que incluem lançamentos, documentários, animes que marcaram época e um clássico de Yasujiro Ozu, disponibilizados sempre às 21h (horário de Brasília).

Iniciativa de sucesso

No total, serão exibidos 30 filmes japoneses, incluindo lançamentos, documentários, animes famosos e um clássico de Yasujiro Ozu, apresentados sempre às 21h (horário de Brasília). Lembrando que a transmissão é gratuita e começou nas Filipinas, Malásia e Tailândia, depois passando pela Austrália, Camboja, Índia, Indonésia, Nova Zelândia, Coreia do Sul e EUA. Já em 2021, começou por Vietnã e Mianmar.

É um projeto da Japan Foundation para promover o cinema nipônico em todo o mundo, o Festival de Cinema Japonês (JFF) surgiu em 2016, com o slogan: “Filme japonês em qualquer momento, em qualquer lugar’”. A princípio presente apenas em dez países da Ásia e Austrália, o evento acabou se estendendo para o resto do mundo, ganhando cada vez mais popularidade. Para se ter uma ideia, no ano passado, o Festival chegou a mais de 50 cidades e foi prestigiado por mais de 170 mil espectadores.

Filmes para todos os gostos

Entre os destaques da programação deste ano, há obras como Project Dreams – How to Build Mazinger Z’s Hangar (2020) e Our 30-Minute Sessions (2020), além dos clássicos The Flavor of Green Tea Over Rice (1952), dirigido e escrito por Yasujiro Ozu.

Já para os amantes da cultura japonesa, alguns favoritos de edições anteriores estão de volta, como Railways, de Yoshinari Nishikori, A Story of Yonosuke, de Shuichi Okita, e Lady Maiko, de Masayuki Suo. Sem esquecer o suspense Stolen Identity (2018), baseado no romance Sumaho o Otoshita Dake, de Akira Shiga.

Entre as obras documentais, as principais dicas são Tsukiji Wonderland (2016), de Naotaro Endo, que fala sobre o maior mercado de frutos do mar e produtos de pescas do mundo, revelando ao público o cotidiano dos mais de 12 mil trabalhadores e 30 mil clientes que passam por ali todos os dias.

Os fãs de animes e mangás também estão muito bem servidos, já que foram incluídos na programação títulos como The Girl from the Other Side (2019), baseado no mangá de mesmo nome e protagonizado pela menina Shiva e por Sensei (um ser meio humano e meio animal).

Em cada região que recebe o Festival, são disponibilizadas diferentes opções de legendas para as produções. Nas transmissões brasileiras, os filmes são disponibilizados com legendas em português.

E para incrementar ainda mais a programação, os espectadores podem curtir uma programação de entrevistas realizadas pelo crítico de cinema Mark Schilling com diretores que participam da mostra, como: Takeshi Yashiro, Kazuhiro Soda e Rikiya Imaizumi.

Mais informações:  https://watch.jff.jpf.go.jp/

Documentário Tsukiji Wonderland, de Naotaro Endo
You don't have permission to register