HISTÓRIAS DE QUEM NÃO POSSUI VOZ

Os soldados que combateram a Guerrilha do Araguaia ganharam voz no documentário desenvolvido por Belisario Franca, cineasta responsável pelo Menino 23

Muito se sabe da Guerrilha do Araguaia, entretanto a visão de quem combateu esse grupo nunca foi apresentada. Para mudar isso, Belisario Franca (Menino 23) desenvolveu o documentário Soldados do Araguaia, que conta a história dos soldados de baixa patente que foram enviados a selva amazônica para exterminar os guerrilheiros, que eram opositores à Ditadura Militar do Brasil.

Com estreia marcada para a 41ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, o documentário resgata a história de alguns dos militares que foram rejeitados pela História, devido a sua filiação ao exército, e pelos próprios militares, por causa das denúncias realizadas por eles. Dessa maneira, eles voltaram para casa apenas com memórias ruins, traumas, dependências e pesadelos diários.

Soldados do Araguaia é uma realização da Giros Produtora em coprodução com o canal Cinebrasil TV e dá sequência à “trilogia do silenciamento”, um projeto de Belisario Franca que procura recuperar histórias e personagens brasileiros que vivem à margem da historiografia nacional. O primeiro filme-causa da trilogia foi o premiado Menino 23, lançado em 2016.

Confira o trailer a seguir:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here