MONITOR BENQ PD2700U: PRECISÃO E VERSATILIDADE À TODA PROVA

0
Foto: (Divulgação)

Com recursos de visualização inovadores e infalíveis no gerenciamento de cores, monitor PD2700U, da BenQ, é indicado para as mais diversas aplicações

Por Marcel Fialho José

Reconhecida pela qualidade de seus monitores, a BenQ, traz ao Brasil o novo PD2700U. Trata-se de um monitor profissional destinado a quem busca um controle robusto no gerenciamento das cores, além de precisão e clareza na visualização de projetos. A resolução UHD (3840 x 2160 px) deste modelo de 27″ entrega um espaço muito confortável para se trabalhar com qualquer software de tratamento ou correção de cores e a tecnologia IPS garante 178° de campo de visão em todas as direções.

CORES VIVAS

Um dos destaques do monitor, sem dúvida, é sua calibração de cores. O PD2700U tem desempenho de cor com 10 bits e cobre 100% do espaço sRGB e REC .709. Isto significa que o profissional terá à sua disposição o controle completo das cores em vídeos e fotos de alta definição, oferecendo maior realidade ao material original.

O produto já vem calibrado de fábrica (basta ligar e usar) e a certificação e os gráficos de controle da calibragem de cor acompanham o material que vem junto com o monitor. Para usuários de PC, um CD com os drivers de instalação é fornecido para que o Windows reconheça todas as funcionabilidades do PD2700U e as deixe nativamente disponíveis.

MULTIFUNCIONAL

O PD2700U é um monitor muito versátil e pode ser utilizado para maximizar a visualização em todo tipo de projeto em softwares de CAD, de tratamento de imagens e criação de animação. A troca entre os modos específicos de visualização é facilmente ajustada pelos botões de controle abaixo do equipamento.

O modo CAD também pode ser utilizado com softwares 3D, como Cinema 4D ou Maya e, claro, o Autocad, Solidworks, Rhinoceros e Sketchup, entre outros. Esta função melhora a nitidez, a cor e o contraste dos wireframes (linhas de construção) e a aparência dos shaders (sombreamento), o que facilita a conferência dos projetos em 3D.

AJUSTES

O modo Darkroom oferece ajuste fino de brilho e contraste e entrega mais clareza e nitidez, especialmente nas áreas mais escuras da foto ou composição. Normalmente, em fotos, composições ou renderizações muito escuras, é comum aumentar o brilho do monitor para ver com mais clareza áreas pouco iluminadas. O problema é que as áreas de luz acabam ficando claras demais, o que prejudica a avaliação do projeto como um todo.

O modo Animation sana este problema, já que foi desenvolvido para aumentar o contraste das áreas escuras sem prejudicar as áreas claras do projeto e pode ser ajustado segundo dez níveis de intensidade.

CONTROLE TOTAL

Uma das características do produto que mais me chamou a atenção é a possibilidade de utilizar dois modelos de cores ao mesmo tempo. O modo DualView divide a tela ao meio, permitindo que se utilize uma parte com sRGB e outra com o REB. 709, ou uma parte no modo CAD e outra no modo Animation – isso, sem a necessidade de usar dois monitores. Com as novas tecnologias de renderização em tempo real, podemos utilizar metade da tela para modelar os objetos de uma fachada, por exemplo, e na outra, verificar o resultado final.

Para os que trabalham com mais de um computador ao mesmo tempo e não têm tempo a perder, o PD2700U permite controlar dois computadores simultaneamente com um monitor, um teclado e um mouse, o que representa uma boa economia de espaço. Ainda é possível usar o mesmo conjunto de teclado e mouse para controlar dois computadores com seus respectivos monitores. De fato, este monitor deixa o usuário à vontade para montar um layout do jeito que quiser. Esta função é chamada “Switch KVM (Keyboard Video Mouse)”.

DIVERSÃO GARANTIDA

Já que nem todos os usuários utilizarão este monitor apenas para trabalhar, o entretenimento também conta. A tecnologia Eye-Care permite ajustar o monitor para diminuir a luz azul, ideal para leitura ou longas horas de navegação na internet ou stream de filmes. O sensor de luminosidade ajusta o brilho automaticamente para uma visualização mais agradável e o Flicker-Free alivia os olhos de cintilações, que são bastante comuns em monitores tradicionais.

Proprietários de consoles PlayStation 4 e Xbox X aproveitarão todo o poder de processamento que eles possuem, pois, além da resolução 4K, o PD2700U vem com a tecnologia HDR 10 e oferece uma experiência de cores muito mais rica. Já os que gostam de jogar no PC talvez não apreciem o tempo de resposta de 5ms do PD2700U. Lembrando que a Benq oferece outros monitores específicos para jogadores, com tempo de resposta de 1ms. Nesta avaliação, esse tempo de resposta não prejudicou a diversão.

CONCLUSÃO

Este é um monitor profissional voltado a designers e que oferece excelente ajuste de cor, modos de visualização diferenciados e muita versatilidade, sendo indicado a qualquer tipo de trabalho ou entretenimento

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

Tamanho da tela: 27″

Tipo de painel: IPS

Tecnologia de iluminação de fundo: LED backlight

Resolução (máx.): 3840 x 2160

Brilho: 350 cd/

Contraste nativo: 1300:1

Ângulo de visão (L/R;U/D) (CR >= 10): 178/178

Tempo de resposta: 5ms (GtG)

Taxa de atualização: 60Hz

Relação de aspecto: 16:9

Cores do display: 1.07 bilhões de cores

Gama de cores: 100% sRGB/Rec. 709

Área de exibição (mm): 596.74(H) x 335.66(V)

Pixel Pitch (mm): 0.155

PPI: 163

DCR (Relação de contraste dinâmico): 20M:1

Bit de cor: 10bits

Modo de imagem: REC.709 / sRGB / HDR/CAD/CAM / Animation / Low Blue Light / Dark Room / User

Gama: 1.8 – 2.6

Alto-falante embutido: 2W x 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here