Policiais nas UPPs: a vida como ela é…
Dirigido por Caio Cobra, Intervenção mostra a difícil convivência entre agentes da Lei e cidadãos que são reféns do tráfico nas comunidades
Baseado em situações reais, o filme Intervenção tem roteiro de Rodrigo Pimentel (autor dos livros “Elite da Tropa”, que deram origem a Tropa de Elite 1 e 2) e Gustavo de Almeida e revela a rotina dos policiais nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras), mostrando o quanto é duro o seu convívio com cidadãos ainda reféns do tráfico e da milícia nas comunidades. A produtora Media Bridge divulgou a primeira cena da produção, estrelada por Marcos Palmeira e Bianca Comparato e dirigida por Caio Cobra.
Na cena, o Major Douglas (Palmeira) está na sede da UPP em uma favela no Rio e, em uma reunião tensa com os soldados, dá uma ordem: “Nessa UPP, é proibido morrer! Tá entendido? Tá entendido”, grita. Intervenção será distribuído pela Paris Filmes e o lançamento nos cinemas está previsto para o segundo semestre de 2020.
A trama se desenrola a partir da história de Larissa (Comparato), uma policial militar recém-concursada, que acredita no projeto de pacificação através das UPPs. Empolgada com a nova empreitada e com a possibilidade de contribuir para a segurança da cidade, a recruta vê seu sonho virar pesadelo diante da realidade cotidiana na Unidade Pacificadora onde é alocada.
A personagem nota a frustração de seus ideais quando, logo em sua primeira incursão, perde um de seus colegas da UPP, vê um marginal preso por ela ser solto após uma audiência de custódia, e outras de suas ações serem desfeitas pelas autoridades. Dali em diante, uma sequência de acontecimentos mostra a dura realidade da cidade do Rio de Janeiro.