Primeiro Festival Brasileiro de Cinema Cômico entra em ação
Com seis dias de programação intensa e gratuita, evento valoriza a diversidade das comédias produzidas no País
Com seis dias de programação intensa e uma curadoria impecável (serão exibidas produções de onze estados que reúnem talentos como Cacau Protásio, Elisa Lucinda, Marcélia Cartaxo, Vinicius de Oliveira), o Festival Brasileiro de Cinema Cômico acontece entre 06 e 11 de abril e poderá ser acompanhado online. É a primeira iniciativa do gênero na história do país a premiar os melhores curtas e artistas de humor, um gênero que não encontra muito espaço nas mostras tradicionais.
A intenção dos organizadores é valorizar a diversidade e a qualidade da comédia feita em nosso País em todas as suas vertentes – da sátira ao pastelão, passando pela paródia e a comédia romântica. Realizado pela Ritornelo Produções, o evento conta com patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc.
Humor para todos os gostos
A edição será feita inteiramente online, pelo YouTube. Além de 32 curtas-metragens, o programa inclui quatro longas de Betse de Paula (cineasta homenageada pelo evento), incluindo os cinco episódios da série O Síndico. A diversidade é garantida no que diz respeito ao teor dos filmes selecionados.
“Há muitas comédias de teor político. Ficamos também surpresos com a quantidade de mocumentários, falsos documentários, um gênero ainda sem tradição no cinema brasileiro”, afirma Flavia Candida, uma das curadoras do Festival. “Outro destaque é a incorporação da linguagem de internet e de memes nos filmes. Muitos curtas foram realizados durante a pandemia, abordando temas como distanciamento social e negacionismo, mas de uma forma inusitada, leve e criativa”.
Diretor, produtor e curador do evento, Vitor Medeiros complementa: ” Também há muitos filmes dirigidos por mulheres e pessoas LGBTQIA+, trazendo um frescor para o campo da comédia brasileira, que possui uma tradição muitas vezes machista e preconceituosa”.
O Festival Brasileiro de Cinema Cômico é constituído por quatro mostras. Na Competitiva, os filmes serão avaliados por um júri especializado e concorrerão ao Troféu Abacaxi, confeccionado exclusivamente para o evento. A Mostra Fluminense trará curtas realizados no estado do Rio de Janeiro, enquanto a Mostra Xófem, infanto-juvenil, terá duas sessões, com a maioria dos filmes de classificação etária livre. Com exceção da Mostra Homenagem, os filmes em cartaz foram escolhidos por meio de convocatória gratuita, realizada no início do ano.
Mais informações: