Projeto Cinema do Bem vai produzir filmes para entidades beneficentes de Curitiba

0
cinema do bem

A ação inédita na capital paranaense conta com a participação dos alunos do Curso de Cinema Centro Europeu

Na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, terão início as filmagens do Projeto Cinema do Bem, desenvolvido pelo Curso de Cinema Centro Europeu. A ação inédita tem por objetivo produzir gratuitamente audiovisuais para entidades beneficentes de Curitiba, divulgando e estimulando o apoio às atividades. Na primeira edição do projeto, três instituições serão contempladas: Instituto Playing for Change Brasil, TETO e Associação Beneficente Salva Bicho.

Para chegar ao nome das entidades contempladas, foi realizada uma maratona criativa, com a participação de alunos de cinema, jornalismo e publicidade previamente inscritos, agrupados em equipes. Eles desenvolveram roteiros para os filmes, utilizando informações fornecidas pelas instituições. Na sequência, alunos e ex-alunos de cinema do Centro Europeu desenvolveram projetos de filmagem, que foram avaliados e classificados. Durante a produção, todos terão apoio das instituições e vão contar com equipamentos e supervisão da escola de profissões curitibana.

O TETO, organização internacional que atua em 19 países da América Latina engajando jovens voluntários em busca de melhorar as condições de moradia em comunidades carentes, vislumbra o Projeto Cinema do Bem como uma grande oportunidade para divulgar seu trabalho no Brasil. “Com o filme, queremos apresentar o nosso modelo de trabalho, mostrando que vamos além da construção de moradias. Hoje atuamos com vários projetos comunitários e, principalmente, com o desenvolvimento da comunidade por meio do protagonismo dos moradores”, explica o diretor comercial do TETO no Paraná, Raphael Gonzaga.

cinema do bem

Para Izabella Franceschi, aluna do Centro Europeu e diretora de um dos filmes do projeto, o Cinema do Bem marcará a carreira de todos os participantes, além, logicamente, de ajudar muito as instituições.  “Desenvolver esse tipo de trabalho possibilita que a gente faça algo muito útil para a sociedade e, ao mesmo tempo, crie um portfólio valorizado no mercado de trabalho”, comenta.

O Projeto Cinema do Bem terá edições semestrais, sempre destacando  os principais valores do Centro Europeu, que se destaca por ser uma instituição de ensino que busca contribuir com a evolução e o bem estar da sociedade. Os filmes da primeira edição do Cinema do Bem serão lançados até o final de 2019, com lançamento oficial em salas de cinema antes de circularem amplamente nas redes sociais.