RELATÓRIO DE TENDÊNCIAS CRIATIVAS PARA 2018

Com influência direta no design e produção visual, confira as 11 tendências do ano

Foto: Shutterstock.com

As principais tendências identificadas no Relatório de Tendências Criativas de 2018 (Creative Trends Report 2018) vão da Fantasia ao Novo Minimalismo e são determinadas pela análise de bilhões de buscas na coleção de 170 milhões de imagens da Shutterstock feitas por clientes, incluindo aqueles nas indústrias de publicidade, cinema e mídia.

A Shutterstock, uma das principais empresas de tecnologia global que oferece uma plataforma criativa para ativos, ferramentas e serviços de alta qualidade, apresenta uma nova forma para o relatório este ano, com dados fortes apontando para algumas tendências distintas e identificando grandes aumentos em temas específicos, além de apresentar 20 tendências específicas por país.

“Em seu sétimo ano, nosso Relatório de Tendências Criativas inspira profissionais criativos em todo o mundo, pois apontam tendências para o planejamento criativo do próximo ano”, disse Robyn Lange, curador da Shutterstock. “Nosso relatório de 2017 foi particularmente preciso em suas previsões, identificando tendências como ‘estática’ no começo. Ao longo do ano, observamos como o estilo cresceu, se desenvolveu e prosperou em grandes campanhas para marcas em todo o mundo. Estamos ansiosos para ver as tendências de 2018 florescerem da mesma maneira”.

Uma equipe de cientistas de dados, profissionais criativos e revisores de conteúdo interpretaram as oscilações anuais em 2017 para compilar uma lista coesa de 11 estilos que permearão o design em 2018. A Shutterstock prevê as principais tendências que dominarão a cultura popular, bem como as tendências emergentes que irão surgir no cenário do design este ano, como “holográfico” e “luxo natural”.

Abaixo estão as principais tendências para 2018 a partir do relatório:

  • Fantasia: De animais míticos a paisagens, símbolos e estilos místicos e fantásticos nos ajudam a entrar em outro mundo. As pesquisas estão aumentando para personagens de fantasia já reconhecidos – o termo “unicórnio” cresceu 297% e “sereia” cresceu 145% em relação ao ano anterior. A música épica e orquestral também está crescendo em popularidade, enquanto os profissionais de marketing e criativos procuram adicionar um pouco do sobrenatural ao nosso cotidiano.
  • Novo Minimalismo: o minimalismo está evoluindo de suas raízes modestas para um visual adequado para os tempos modernos. O novo minimalismo vai além de linhas nítidas e limpas, com cores arrojadas e vibrantes e estilos fluidos que reimaginam esta forma de arte consistentemente popular. Enquanto as buscas por “linha contínua” aumentaram 432% em relação ao ano anterior, um novo componente no minimalismo, “círculo de néon”, foi pesquisado 387% a mais do que no ano anterior.
  • Espaço: a ficção científica continua a triunfar na bilheteria e o mundo criativo está tomando nota, com ênfase no espaço. As pesquisas por “energia solar” aumentaram 991% e o interesse em astros aumentou 671%, enquanto a popularidade do som inconfundível de sintetizador de ficção científica aumentou 494% em relação ao ano anterior.

Explore o Relatório de Tendências Criativas 2018 aqui.

 

Post a Comment

You don't have permission to register