UMA: LUZ DOS HIMALAIAS
Coprodução Brasil/Índia entra em cartaz nos cinemas do Brasil 21 de Novembro; o documentário será lançado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador e Belo Horizonte.
Estreia nos principais cinemas do Brasil UMA: LUZ DOS HIMALAIAS, documentário dirigido por Ananda Jyothi e produzido por Perumeen Cinema e Vedanta Life Institute.
O filme retrata a experiência de jovens brasileiros que, assim como milhares de buscadores mundo afora, mestres, discípulos, viajantes e peregrinos, mergulham no Ganges em busca de autoconhecimento e conexão com a própria existência e espiritualidade. O sagrado Rio Ganges simboliza a sabedoria ancestral indiana e é visto como uma encarnação do próprio conhecimento.
Uma: Luz dos Himalaias – Trailer
Como surgiu o filme
Ananda Jyothi morou 14 anos no Brasil e durante este tempo observou particularmente nos jovens nascidos na década de 80 uma crise de identidade e insatisfação que fez com que muitos, mesmo tento uma vida confortável e materialmente próspera, sentissem que precisam buscar um maior sentido para a vida buscando repostas através da Yoga, da meditação e da filosofia Vedanta. O filme nasceu do desejo do produtor e diretor Ananda Jyothi em narrar e compartilhar com os demais jovens dessa geração como estes personagens mudaram suas vidas através desta busca percorrendo as margens do Ganges, o rio iluminado que flui com a luz do conhecimento. O diretor se associou ao Vedanta Life e seu diretor Jonas Masetti, com a participação de Isabella Pitaki e Juliana Fiuza para comporem a narração do filme.
Entre roteiro, preparação, filmagens finalização e lançamento foram um processo de quatro anos. As filmagens foram realizadas entre 2016 e 2017, sendo um mês inteiro de rodagens realizadas em Gomukh, nascente do Ganges, Gangotri, Kedar Nath, Uttar Kashi , todas nos Himalayas
Cidades da Índia percorridas nas filmagens
O Rio Ganges possui 2.000 quilômetros de extensão e os personagens de “UMA” percorreram boa parte dele. O filme se inicia na cidade de Gomukh , nascente do Ganges nos Himalayas e depois percorrem as cidades de Rishikesh, Varanasi, onde vemos muitas cenas do filme e também Kolkata e Kerala.
UMA: LUZ DOS HIMALAIAS – o filme
Brasil / Índia, 2019, Documentário, 73 minutos, Livre
Sobre os personagens
Jonas Masetti atualmente é diretor do Instituto Vishva Vidya, de estudos de Vedanta e Sânscrito. Hoje é professor dedicado a difundir o conhecimento dos Vedas. Porém Masetti já foi engenheiro e empreendedor: após alguns anos de carreira promissora, deixou tudo para trás, pois apesar de bem sucedido no mundo material, sentia que havia um buraco a ser preenchido. A partir deste sentimento de constante frustração decidiu mergulhar em busca profunda pelo auto conhecimento, espiritualidade e compartilhar com a sociedade suas descobertas neste conhecimento chamado Vedanta. Após passar quatro anos com seu mestre na Índia, peregrinou pelo País, não com a intenção de explorar, mas para se inspirar com a mesma iluminação que preencheu os corações dos mestres do passado.
Isabella Pitaki é uma jovem curitibana, médica, psicóloga, praticante de yoga sempre em busca por um entendimento mais profundo das ciências sutis. Foi assim que iniciou suas viagens à Índia e mergulhou no campo da filosofia tornando-se terapeuta ayurvédica, holística, astróloga e professora de yoga.
Juliana Fiusa,piauense graduada em Direito especializando-se em mediação de conflitos. Atualmente é professora internacional de yoga, reconhecida pelo Yoga Alliance, professora de yoga para crianças pelo Yoga Vidya Gurukul e estudante de Vedanta no Instituto Vishva Vidya. É apaixonada por música, literatura e fotografia.
Sobre o diretor
Ananda Jyothi é indiano e viveu por 14 anos no Brasil. Hoje de volta à Índia vive em Cochin, cidade de Kerala no sul da País. Além de diretor, é músico e trabalhou como curador em alguns Festivais de Cinema Indiano no Brasil. Dirigiu diversos documentários e agora estreia no Brasil o longa-metragem “ Uma: luz dos Himalaias”.
Diretor de Fotografia: Manilal Padavoor
Manilal foi apresentado à cinematografia pelo renomado cinematográfico Mankada Ravi Varma. Tendo encontrado mais tarde sua verdadeira paixão, documentários. No ano de 2006, ele ganhou, do governo do Estado do Kerala, o prêmio de melhor diretor de documentário. Também esteve por longo período como chefe cinegrafista no primeiro canal de notícias em malaialo ‘Malayalam News Channel Indiavision’.
Editor: Pinto Varkey
Pinto iniciou como editor de vídeos em 2005 nos estúdios Lal Media e Mega Media, em Cochin, trabalhando principalmente com filmes publicitários e documentários. Também trabalhou com uma produção televisiva no Brasil para um documentário para crianças (Planet India). Atualmente é freelancer como editor em produções publicitárias independentes.
Trilha Sonora: João Paulo Mendonça
João Paulo Mendonça é o artista por trás das cenas de dramaturgia e valoriza, como poucos, um componente algumas vezes pouco percebido pelo público: a trilha sonora. Ele passeia pelas músicas eletrônica e clássica brasileira, viaja pelo Japão, Estados Unidos, Tailândia e Camboja. Trabalhou com a produção musical de series e novelas como Bang Bang, A Grande Família, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Fina Estampa. Em 2015, foi ao ar um dos grandes trabalhos de sua carreira, ‘Verdades Secretas’, onde explorou novos sons sob a influência do dinamarquês Jacob Kirkegaard. Seu último trabalho foi a novela ‘Do Outro Lado do Paraíso’, em 2017/2018 na TV Globo.