17ª EDIÇÃO DA MOSTRA DO FILME LIVRE ESTREIA COM ENTRADA GRATUITA

0
Foto: (Divulgação)

Por: Wandy Ribeiro

O evento acontece no CCBB em três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

A “Mostra do Filme Livre” (MFL), que é considerada o maior evento de cinema do Brasil, chega a sua 17ª edição evidenciando produções independentes. O evento é conhecido também por destacar e exibir obras de diferentes formatos, gêneros, tempo de duração e épocas. Ao todo, são cerca de 200 filmes com exibição a partir da próxima quarta-feira (22), até 15 de abril, no espaço Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Além das sessões, serão realizados diversos debates e um curso de cinema e memória com o pesquisador Hernani Heffner (MAM-RJ), que vai acontecer nos três CCBBs. Segundo Guillherme Whitaker (Guiwhi), um dos organizadores do evento, a prioridade é fazer com que o grande público possa conferir as produções independentes.

“Nos últimos anos a MFL tem sido uma grande vitrine do cinema brasileiro. E que bom que o foco desta mostra seja os filmes independentes, não comerciais, deixando evidente a potência de nosso cinema livre, autoral, possível de ser feito sem o uso de verbas públicas. Muitos dos filmes que passamos são urgentes, tanto no seu fazer quanto no seu mostrar. Para estes filmes é que nascemos e seguimos na luta por mais espaço, para que eles sejam vistos por um número cada vez maior de pessoas”, explica.

Guiwhi ainda enfatiza a prioridade de que o evento aconteça de forma gratuita ao público. “Se hoje tais filmes conseguem chegar a mais gente, com certeza tivemos participação nesta conquista de reconhecimento e valorização. A MFL é feita com recursos públicos, via lei Rouanet, ou seja, é o Estado ajudando a difundir filmes produzidos sem a sua ajuda, que são exibidos de forma gratuita, como sempre defendemos que devem ser todos os eventos feitos com verba pública”, ressalta.

A curadoria da mostra é formada por Gabriel Sanna, Diego Franco, Scheilla Franca e Guilherme Whitaker. Para saber mais informações e saber o calendário das exibições, acesse o site do evento clicando aqui.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here