CCBB DE SÃO PAULO APRESENTA FILMOGRAFIA COMPLETA DA CINEASTA HELENA SOLBERG

0
Foto: (Divulgação)

A mostra traz uma retrospectiva inédita

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de São Paulo, vai apresentar a filmografia completa da cineasta militante Helena Solberg, única mulher a participar do Cinema Novo. É a primeira vez no Brasil, que a retrospectiva com todos os filmes da diretora, que completa 80 anos em junho deste ano, será exibida. Além disso, serão realizados debates e uma aula magna.

Com curadoria de Carla Italiano e Leonardo Amaral, a programação traz toda a obra de Solberg, entre eles, os curtas a “Entrevista” (1966), que capta o depoimento de moças de formação burguesa do Rio de Janeiro, sobre casamento, sexo e política; o poético “Meio Dia” (1970), inspirado em “Zero de Conduta” (1933) do cineasta francês Jean Vigo; e a primeira realização de Solberg nos EUA, “A Nova Mulher”, de 1974, que, inclusive, foi costurado coletivamente pelo grupo International Women’s Film Project, e oferece um panorama histórico da luta feminina por igualdade desde o século XIX.

Vale ressaltar ainda, outro grande destaque na carreira da diretora, que ficou muito conhecido no Brasil e no mundo, o filme “Banana is My Business”, com Carmem Miranda, finalizado no momento da chamada “retomada do cinema nacional”, nos anos 90.

Militante feminista, a cineasta viveu por 30 anos nos EUA, onde construiu uma trajetória de sucesso internacional. Suas obras, participaram de diversos festivais e receberam prêmios importantes em todo mundo, entre eles: o Festival de Havana, Festival de Chicago, American Fim Festival, e o prêmio Emmy para “Das Cinzas – Nicarágua Hoje”, entre outros.

E detalhe, quem quiser conferir a mostra, a entrada é gratuita. A exibição começa dia 7 de março, e vai até o dia 19. Para mais informações, acesso o site do CCBB: ccbbsp@bb.com.br

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here