7 DICAS PARA MELHORAR A SUA FOTOGRAFIA

Principalmente para os iniciantes, a fotografia pode parecer um bicho de sete cabeças, entretanto algumas dicas podem tornar esse momento muito mais tranquilo

Tirar uma foto incrível não é fácil, é necessário bastante empenho e dedicação e se você está começando, é ainda mais difícil. Por outro lado, existem algumas técnicas que podem facilitar a vida de um iniciante e a Alboom, plataforma que ajuda fotógrafos, artistas visuais e designers a criar seus portfólios, uniu 7 dicas de profissionais para ajudar quem ainda está engatinhando na arte de clicar por aí.

Observe o tempo todo

De acordo com o fotógrafo de casamentos Rafael Bigarelli (www.rafaelbigarelli.com.br), treinar o olhar para começar a observar o mundo de uma forma diferente é o primeiro passo. Além disso, analisar o trabalho de fotógrafos profissionais também é uma dica importante: veja como eles compõem suas fotos e que elementos utilizam para deixar a imagem mais interessante.

Pense no enquadramento

Utilize a famosa regra dos três terços – técnica em que o fotógrafo divide a tela em 9 quadrados imaginários, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Estudos fotográficos apontam que, ao observar uma fotografia, as pessoas olham primeiro para os pontos de cruzamento dos traços do que para o centro da imagem. As linhas ajudam, então, a definir quais são os pontos de interesse da fotografia e onde os elementos de destaque devem estar posicionados.

Dê atenção à composição da foto

Pensar na composição da imagem também é importante. De acordo com o fotógrafo Lauro Maeda (www.lauromaeda.com.br), uma fotografia cheia de elementos pode confundir o olhar do espectador e não causar o impacto necessário. “Procure fotografar pensando em apenas três ou quatro elementos, incluindo o principal”, orienta.

Preocupe-se com a iluminação

Segundo Maeda, fotografar sob a luz do dia é sempre mais fácil para o fotógrafo iniciante. Porém, é importante observar a variação de luz durante o dia e tomar alguns cuidados. “Entre 11h e 14h, por exemplo, evite fotografar pessoas sob o sol direto. Procure um ângulo ou local onde esteja sombra, lembrando que a luz mais suave é ideal para a maioria dos retratos”. Se precisar tirar uma foto em local de pouca luminosidade, Bigarelli aponta que usar um ISO alto na câmera pode ajudar a clarear a foto de uma maneira digital.

Cuidado com o flash

O flash também é um recurso delicado para quem busca tirar fotos mais profissionais. Maeda aponta que ele oferece inúmeras possibilidades, desde atenuar sombras até modificar toda a atmosfera do ambiente fotografado, mas é preciso total controle para obter bons resultados. Por isso, a prática é essencial, mas lembre-se de usá-lo somente quando necessário.

Utilize a resolução máxima da câmera

A resolução é bastante importante na hora de revelar uma fotografia. Para isso, o ideal é que a foto possua 300 pontos por polegada, mais conhecidos como dpi. “Fotografe sempre na resolução máxima da câmera. Você nunca sabe quando estará diante da fotografia da sua vida”, diz Maeda.

Edite as fotos

Corrigir imperfeições, mudar uma foto colorida para preto e branco, alinhar a imagem ou realçar as cores para criar um efeito mais profissional. Tudo isso pode ser feito por programas e aplicativos de edição de fotografias, como o Photoshop. No entanto, a dica é usar com moderação, principalmente para quem é iniciante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here