CLARO E ESCURO

0
Foto: (Divulgação)

Por Eduardo Torelli

Inspirado em um texto de Nelson Rodrigues, O Beijo no Asfalto marca a estreia de Murilo Benício na direção

Baseado na obra de Nelson Rodrigues, O Beijo no Asfalto é o primeiro filme dirigido por Murilo Benício. Não se trata, porém, de uma adaptação convencional do texto para as telas: o longa mistura ficção e realidade, justapondo a encenação propriamente dita às leituras do script feitas pelo elenco. Ao mesmo tempo em que assistimos à dramatização de uma típica crônica “rodriguiana”, mergulhamos em uma profunda discussão sobre os enredos do autor e a época em que estes foram produzidos. É uma experiência muito interessante para espectadores atentos aos conteúdos subjetivos que sempre permeiam os bons trabalhos de ficção.

Além da realização inovadora, O Beijo no Asfalto tem a seu favor uma estética diferenciada, que combina com a atmosfera do filme: o longa foi totalmente captado em preto e branco e utiliza a luz e os contrastes para criar uma ambientação a um só tempo atraente e claustrofóbica. Ainda que tenha sido escrito no início da década de 1960, o texto é assombrosamente atual, o que leva o público a se perguntar se a sociedade brasileira realmente erradicou a hipocrisia e os preconceitos atávicos que o autor denunciava em suas tramas.

Quer ver essa matéria completa e muitas outras sobre cinema, bastidores, TV, séries e muitos outros assuntos? Então assine já a Revista Zoom Magazine clicando aqui.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here