CONHEÇA 5 DICAS PARA FOTOGRAFAR CRIANÇAS

Fotografar crianças pode ser uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. Com essas 5 dicas isso pode ser uma tarefa um pouco menos complicada

A infância é um período muito curto. Por isso os pais querem fotografar e manter recordações desses momentos especiais para sempre. Com os smartphones essa empreitada ficou mais acessível, entretanto nem sempre a foto fica como é esperado, pois as crianças são agitadas e nem sempre gostam de posar para as fotografias.

A profissional em fotografia familiar, Grazi Ventura, estipulou 5 dicas para ajudar os pais nessa grande jornada em registrar cada segundo:

Tenha sempre uma câmera por perto

Desde que os smartphones evoluíram em questão fotográfica, ter um equipamento sempre à mão tornou-se algo fácil. Entretanto, ter uma câmera de verdade, pode dar o auxílio necessário em locais de baixa luminosidade. É importante lembrar que o equipamento não é o único responsável pela qualidade da foto, é preciso treinar também o olhar fotográfico e utilizar do instinto e paciência para conseguir o melhor registro.

Desenvolva um “pensamento fotográfico”

Pode parecer estranho, mas a melhor maneira é pensar em fotografia. Desse modo, sempre que você sair com o seu filho ficará aquela sensação de espera pelo momento certo. Isso permite que você veja oportunidades que não via antes. Não se sinta frustrado por perder um momento legal, isso acontece com frequência, mas quanto mais eles acontecem, mais treinado você fica para evitar que eles ocorram. Por fim, não force um momento espere ele acontecer naturalmente.

Tenha paciência

Sabe aquela “mania” de ficar pedindo “filho dá um sorriso!”, “filha olha pra cá!” ou “fica bonitinho pra mamãe tirar uma foto!”? Não é uma boa opção. Com isso, estamos fazendo com que ele tenha que parar a brincadeira para tirar foto e é por isso que muita criança “detesta tirar foto”. Portanto, a única maneira é ficar atento com a câmera na mão e esperar, que esse momento vai acontecer. A paciência é a qualidade mais importante de um bom fotógrafo.

Diversifique momentos

Fotografar momentos felizes e alegres é a grande ideia, entretanto registrar momentos distintos da vida torna as lembranças imortalizadas mais próximas do que realmente aconteceu. Dessa maneira, além de treinar seu olhar fotográfico, é possível captar momentos lindos que antes passavam desapercebidos, como um bocejo preguiçoso do bebê, o carinho da mãe na hora de fazer o bebê dormir e a proteção do pai.

Agache! Chegue mais perto!

Estamos acostumados a fotografar na altura dos nossos olhos, entretanto o mundo infantil tem outra perspectiva. Mesmo sendo mais cansativo e incômodo, ficar na mesma altura deles cria novas opções na hora da captura. Claro que ângulos superiores podem permitir boas composições, como um contraste da criança em um chão colorido, mas os ângulos inferiores podem criar situações muito interessantes. Nessa hora o que vale é a criatividade para sair do óbvio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here