“Doc” relembra a trajetória de José Aparecido de Oliveira
Dirigido por Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão, José Aparecido de Oliveira – O Maior Mineiro do Mundo traz depoimentos de artistas e políticos
Contando a trajetória de uma das personalidades políticas brasileiras mais influentes do século 20, o documentário José Aparecido de Oliveira – O Maior Mineiro do Mundo tem direção assinada por Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão. A obra faz um apanhado da vida do jornalista, deputado federal, secretário de estado, ministro de estado, governador e embaixador José Aparecido de Oliveira, um dos políticos mais influentes do país, que conviveu com algumas das maiores autoridades públicas, culturais e empresariais do Brasil e do mundo.
Aos 32 anos, José Aparecido já era Ministro-Secretário da Presidência da República, tendo criado a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, articulado a criação do Fórum Nacional de Secretários de Cultura e viabilizado, junto com Tancredo Neves, o Ministério da Cultura. Como Embaixador do Brasil em Portugal, ele articulou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, instituição fundamental para o estreitamento das relações políticas, administrativas e culturais dos países lusófonos.
Personagem obstinado
Diretor e produtor, Mário Lúcio Brandão Filho produziu longas como Tiradentes – O Filme e O Grande Mentecapto, além de curtas premiados, como Canta Diamantina e Superfície, Domada, Partida, Dobrada. Já Gustavo Brandão é publicitário, produtor executivo, fotógrafo e diretor de cena. Entre as obras que produziu e realizou estão Tambores – Ritmos Originais do Brasil, Oscar Niemeyer – Pampulha, o Marco, O Caminho do Meio e Parênteses.
O documentário dirigido pela dupla relembra a vida de José Aparecido de Oliveira por meio de depoimentos de Fernanda Montenegro, Geraldo Carneiro, Hélio Fernandes, Jaguar, José Sarney, Luiz Carlos Barreto, Sebastião Nery, Sepúlveda Pertence, Vladimir Carvalho e Ziraldo, que falam sobre um personagem obstinado e fiel a seus propósitos, assim como sua participação em decisões políticas e administrativas que influenciaram não apenas o Estado de Minas Gerais, mas todo o Brasil.