LIVRO RIO: CIDADE MARAVILHOSA NAS LENTES DE RAFAEL DUARTE

0
(Imagem Livro Rio/ Por Rafael Duarte)

Fotógrafo Rafael Duarte apresenta o livro “Rio”, uma declaração de amor à Cidade Maravilhosa

No livro “Rio”, o premiado fotógrafo carioca Rafael Duarte nos revela uma nova Cidade Maravilhosa ao lançar um olhar diferenciado sobre paisagens já conhecidas. Admirador do lugar onde nasceu e cresceu, Rafael sempre buscou um enfoque alternativo da capital fluminense. Inspirado nos mestres Ansel Adams, Sebastião Salgado e Marc Ferrez, e movido pela curiosidade, o fotógrafo explorou a cidade em busca de ângulos únicos, improváveis e de perspectivas incomuns para criar esta série artística, investigativa e documental.  

A obra, de 200 páginas e com fotografias em preto e branco, possui quatro capítulos e oferece recortes interessantes das regiões da cidade. “O desafio foi documentar, nos cenários atuais, o encontro entre o presente e o passado, com elementos que remetem à história do desenvolvimento da cidade. O resultado foi um livro delicadamente editado, que traça um mapa fotográfico do Rio de Janeiro”, comenta o autor.

Em busca dos cenários mais inusitados, Rafael explorou as Zonas Norte e Sul, Oeste, Centro, Baía de Guanabara e Niterói, para captar o seu olhar sem precisar de helicóptero ou drone. “Esse duradouro e intenso processo me ensinou o poder transformador da imersão em um projeto fotográfico, a importância de uma dedicação a longo prazo e a maturidade que o tempo traz às questões conceituais de uma obra. E, no lado pessoal, a oportunidade de renovar a minha conexão com a cidade em um espaço a ser redescoberto pelo nosso desejo, iniciativa e olhar. Sinto que a fotografia foi o salvo-conduto para eu explorar o meu lugar de origem nessa jornada épica”, afirma Rafael.

Ainda, no instagram do fotógrafo, está disponível uma Instasérie que traz, em forma de episódios temáticos, alguns dos vídeos criados para o projeto fotográfico do livro. Serão dez episódios, de um minuto cada, que contarão bastidores do processo criativo do artista. Ele revelará a emoção que sentiu ao subir no ombro da estátua do Cristo Redentor e percorrer os 180 km da Trilha Transcarioca, bem como os meios alternativos que usou para se deslocar na cidade em busca de ângulos únicos. A série estará disponível no instagram do fotógrafo (@rafaelduartephotography) e em sua página no Facebook clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here