Premiado curta-metragem ‘Meu Amigo Nietzsche’ mostra a mudança de um garoto ao se deparar com a obra do filósofo alemão

0
Meu Amigo Nietzsche
Meu Amigo Nietzsche / Foto: André Lavenere.

Dirigida por Fáuston da Silva, ‘Meu Amigo Nietzsche’ estreia em 25 de julho e encerra a programação de inéditos de Humor em Tempos de Cólera, exibida pelo SescTV

O SescTV exibirá pela primeira vez no dia 25/7, quinta, às 22h, o curta-metragem Meu Amigo Nietzsche (Ficção, DF, 2012, 15min.) que traz no roteiro o cotidiano de um menino que vai muito mal na escola até encontrar, no lixão, um livro do filósofo Nietzsche. A produção, dirigida por Fáuston da Silva, encerra a temporada de filmes inéditos da programação Humor em Tempos de Cólera, uma seleção de 20 filmes brasileiros premiados exibidos na 28ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em 2017, com curadoria de Zita Carvalhosa, diretora da Associação Cultural Kinoforum, responsável pelo festival. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

Na trama, Lucas é orientado pela professora a estudar mais, caso contrário será reprovado no colégio. No mesmo dia, ao correr atrás de uma pipa com seus colegas de sala, ele acaba entrando no lixão e encontrando o livro Assim Falou Zaratustra, de Nietzsche. Após ler três vezes a obra, para entender melhor o conteúdo, o menino muda completamente seu comportamento e começa a tirar notas excelentes, porém, em contrapartida, passa a ter um discurso muito adulto, que acaba preocupando a professora e a mãe.

Meu Amigo Nietzsche foi escolhido pelo público como o Melhor Curta-metragem e recebeu dos jurados o Prêmio ‘Fernand Raynaud’ de Melhor Comédia, ambos no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, na França.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

+CURTAS

Tema: Humor em Tempos de Cólera
Meu Amigo Nietzsche (Ficção, DF, 2012, 15min.)
Estreia: 25/7, quinta, às 22h.
Reapresentações: 27/7, sábado, às 23h30; 28/7, domingo, às 22h30; 29/7, segunda, às 22h; 30/7, terça, às 24h; e 31/7, quarta, às 23h30.
Direção: Fáuston da Silva.
Classificação indicativa: Livre.