O que está na lista dos cinéfilos famosos?
O cineasta Daniel Bydlowski revela quais são os filmes favoritos de alguns dos astros mais famosos de Hollywood
Por Daniel Bydlowski
Existem muitos conceitos que poderiam fazer de um filme o favorito. Cada um tem sua magia, alguns fatores de certos filmes podem ser meus preferidos. Mas, sem sombra de dúvidas, no contexto geral, Forest Gump é especial para mim. Assim como todos nós, os famosos atores hollywoodianos também têm aquele filme favorito, e fui buscar o que alguns desses ícones da atuação gostam, além de falar um pouco sobre cada produção.
Harrison Ford, o eterno Han Solo, elege O Sol É Para Todos (1962). Não há espanto, uma vez que, inspirado em um livro homônimo, é um clássico tanto da literatura quanto do cinema. A visão infantil de um grande caso de justiça social da história traz um debate pertinente que envolve racismo, ruptura da pureza e coragem.
De ficção Tom Hanks (intérprete do personagem principal de Forest Gump) supostamente entende, mas esse ator gosta mesmo é de 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968). Foi um marco à época, com os cenários incríveis e uma criatividade sem tamanho. O confronto entre homem e máquina no espaço resulta em uma viagem no espaço e tempo que, realmente, na década de 1960, ninguém imaginaria.
Johnny Depp tem cara de caricatura e a maioria de seus personagens parece sair direto de um desenho animado. Portanto, quando diz que o espetáculo de produção O Mágico de Oz (1939) é seu filme favorito, nós realmente acreditamos. Cores, dramas e problemas de aceitação envolvem esse enredo maravilhoso, que dá vida a um dos clássicos infantis mais amados do mundo.
Morgan Freeman, ator de muitos sucessos, me surpreendeu com a sua escolha: Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001). A dramática história de uma cortesã e de um poeta, com um cenário de tirar o folego. Com muita música e boemia, a produção foi indicada a oito Oscar e conquistou dois (figurino e direção de arte)
Uma Thurman, a Mamba Negra de Quentin Tarantino, escolheu Confidências à Meia-Noite (1959). Perfeito para os momentos de fossa, o romance é uma viagem no tempo para os mais velhos e uma espécie de viagem na história para os mais jovens. Um acomodado solteiro e uma despreocupada garota vão arrancar suspiros e sorrisos dos espectadores.
Robert De Niro, o impecável Vito Corleone de O Poderoso Chefão, aposta em Vidas Amargas (1955). Um filme épico em que um menino disputa o amor do pai com o irmão. O jogo vira quando ele vai atrás da mãe, até então dada como morta porque virou prostituta, para conseguir um empréstimo e salvar a fazenda da família. Eu, claramente, consigo imaginar De Niro assistindo a esse filme.
Esses são os filmes preferidos dos famosos, e o que fica bastante evidente é a preferência por clássicos. Afinal, um clássico é sempre a primeira escolha para assistir mais de uma vez.
Daniel Bydlowski é cineasta, membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual.