PRÉ-ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO “ECO – CANTO DA TERRA”
O documentário idealizado pelo compositor Rodrigo Reis e dirigido por Tania Campos, fará sua pré-estreia hoje no Lab Mundo Pensante
Hoje, 28 de julho às 20h30, acontecerá a pré-estreia do documentário ECO – Canto da Terra, no Lab Mundo Pensante, em São Paulo. O filme foi idealizado pelo compositor Rodrigo Reis e dirigido pela cineasta Tania Campos. Com 90 minutos, ele registra todo o processo de composição do concerto ECO, apresentado em 2016.
Na obra composta para ensemble, Reis utilizou elementos como galho de árvore, apitos ornitológicos e motosserra para fazer uma dura crítica às políticas ambientais vigentes e exaltar a natureza e a vida. Além disso, investiu na linguagem da performance corporal e vocal para expressar e dar visibilidade a valores eco-ético-estéticos. O projeto conta também com captações da fauna, realizadas na região serrana do sul de Minas Gerais, onde os cantos de 18 aves foram transcritos em partituras e orquestrados.
“Minha principal motivação para produzir este vídeo-documentário, foi compartilhar com o público geral como é o cotidiano de trabalho e os problemas de um compositor contemporâneo durante um processo criativo. O que as pessoas vão ver no filme, que contém a íntegra do concerto, é a culminância artística de uma trajetória de 15 anos dedicados à música, à filosofia da diferença e à ecologia”, conta o compositor.
O projeto ECO levou para a sala de concerto um tipo de ativismo ambiental. Seu caráter político pode ser evidenciado como um manifesto do compositor, sobre os problemas ecológicos encontrados na sociedade. “Coloco em questão o Antropocentrismo e os modelos patriarcais no contexto da modernidade racional-científica-industrial que inscreve seus valores hegemônicos em paradigmas hierárquicos e predatórios”, conclui Reis.
Detalhes sobre o evento:
Pré-estreia do longa documental “ECO – Cantos da Terra”
Dia: 28 de julho de 2017, sexta-feira, às 20h30
Lugar: Lab Mundo Pensante, à Rua Treze de Maio, 825, Bixiga, São Paulo
Entrada franca