SÃO PAULO VAI RECEBER MOSTRA DE CINEMA HÚNGARO GRATUITA

0
Foto: (Imagem filme - Aglaja\ Divulgação)

Por: Wandy Ribeiro

O evento vai acontecer na Cinemateca Brasileira

A partir do dia 21 de junho, até 01 de julho, vai acontecer na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a mostra Dias de Cinema Húngaro, promovida em parceria com o Consulado Geral da Hungria no Brasil. No evento, o público poderá contemplar gratuitamente grandes títulos da sétima arte do país e, vale lembrar, que as exibições serão feitas com legendas em português.

Entre os títulos, que vão desde produções realizadas durante o período socialista até filmes produzidos no último ano, estão: o clássico de Péter Bacsó, “A testemunha” (A tanú), aclamado no Festival de Cannes de 1981; Praça Moscou (Moszkva tér), de Ferenc Török, no qual é apresentado um panorama político da Hungria de 1989, sob perspectiva de um grupo de jovens que demonstram não se importar com a situação do país; e “O Tempo para”, (Megáll az idő), de Péter Gothár, filme que é um retrato incerto do país pós-1956.

Para o Cônsul-Geral da Hungria em São Paulo, Szilárd Teleki, responsável pela realização da mostra, a inciativa é uma forma de fortalecer o intercâmbio cultural entre os dois países. ‘’O cinema húngaro está vivendo uma época dourada. Nos últimos anos, as produções foram premiadas nos mais diversos festivais de cinema pelo mundo. A Cinemateca Brasileira acolheu a nossa iniciativa de apresentarmos 12 filmes húngaros, alguns dos sucessos cinematográficos das últimas décadas. O nosso propósito é apresentar essa dimensão da cultura húngara ao público brasileiro, e por isso todos os filmes serão exibidos com legendas em português. Esperamos poder apresentar mais filmes no futuro e que os mesmos sirvam de laço para fortalecer a nossas relações, e como instrumentos para os brasileiros conhecerem um pouco mais da Hungria’’, explica.

Para conferir a programação completa da mostra, acesse o site do evento clicando aqui.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here