SHUTTERSTOCK: MÚSICA SOB DEMANDA
Sylvain Grande, GM of motion da Shutterstock, fala sobre um segmento em ascensão: a composição de trilhas musicais livres de royalties
O que seria das aventuras de James Bond, de Indiana Jones ou do Super-Homem sem os famosos temas musicais desses personagens? Este é apenas um exemplo da importância da música para o audiovisual – seja em superproduções milionárias ou em vídeos autorais compartilhados no YouTube ou nas redes sociais. Nesta entrevista, Sylvain Grande, GM of motion da Shutterstock, fala sobre composição musical para vídeo e explica como este recurso pode potencializar uma produção, além de explicar os processos de composição de música livre de royalties (um segmento em franca evidência na atualidade).
É DIFÍCIL IMAGINAR FILMES COMO PSICOSE OU TUBARÃO SEM AS SUAS RESPECTIVAS TRILHAS MUSICAIS. ATÉ QUE PONTO A MÚSICA É DETERMINANTE PARA O SUCESSO DE UM FILME?
Quando é usada de forma correta no cinema, a música suporta e eleva a trama do filme. Compositores como Bernard Hermann ou John Williams definitivamente mudaram paradigmas em como a peça certa pode valorizar uma produção. Lembramo-nos de determinadas cenas graças ao poder emocional da combinação entre música e imagens. Às vezes – apenas às vezes –, o silêncio também pode ser a melhor música para uma cena. Se a música não se encaixar bem em um filme, o resultado pode ser distrativo.
Quer ver a entrevista inteira? Além de conferir várias outras matérias sobre cinema, cultura, séries, entre outros assuntos? Clique aqui e assine a revista Zoom Magazine!