DOCUMENTÁRIO SOBRE A DERRUBADA DO MONTE CASTELO SERÁ EXIBIDO NO CANAL CURTA

0
Foto: (Divulgação)

“O Desmonte do Monte” investiga a demolição do Morro do Castelo, no Centro do Rio de Janeiro

Na próxima sexta-feira (24), será exibido no Canal Curta, o documentário “O Desmonte do Monte”, que aborda a demolição do Morro do Castelo, no Centro do Rio, concluída em 1922, e já foi exibido em diversos festivais e nos cinemas.

Para quem não conhece a história da colina que, na época, chamava-se Morro do Descanso, foi lá que os portugueses ergueram as primeiras moradias, após expulsarem os invasores franceses da Baía de Guanabara. O morro ficava estrategicamente próximo à Ilha de Villegagnon, um enclave francês, daí ter sido escolhido pelos colonizadores como local de povoamento e defesa da cidade.

O filme investiga a história do desmonte devido a interesses imobiliários, pois, apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o morro foi destruído para permitir reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade e para promover a especulação imobiliária.

Quem assina a direção do primeiro filme é a produtora Sinai Sganzerla, que também é responsável pelo roteiro. A produção é exclusiva do Canal Cura, e a obra foi financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine. A narração é de Helena Ignez.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here