FESTIVAL DE CINEMA VAI DESTACAR A PRESENÇA FEMININA NA GASTRONOMIA

0
Imagem (Filme: “Em Busca de Mulheres Chefs” - Divulgação)

A 9º edição SLOW FILME contará com uma programação que colocará em pauta a diversidade na gastronomia

A partir do dia 13 a 16 de setembro, acontecerá em Goiás, a 9º edição do SLOW FILME- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA, ALIMENTAÇÃO E CULTURA LOCAL-  festival que faz uma junção de gastronomia e cinema, em nome da sustentabilidade e do respeito à diversidade e a cultura local. Neste ano, o evento apresenta o seguinte questionamento: cozinha tem gênero?

Na programação, o Festival contará com produções de diversos países, como: Itália, França, Áustria, Portugal, Brasil, Austrália, Geórgia, Estados Unidos e Líbano. Vale ressaltar que, quase todos os filmes, são inéditos nas telas brasileiras.

Através do tema proposto, muitos filmes vão abordar a participação da mulher na gastronomia e apresentar a seguinte questão: por que pessoas que dominam as cozinhas e orçamentos domésticos encontram obstáculos para se afirmar como líderes de cozinhas profissionais?

A produção francesa: “Em Busca de Mulheres Chefs”, por exemplo, que será exibida no evento, aborda a presença de mulheres que, nos quatro cantos do mundo, lideram cozinhas de prestigiados restaurantes, dão aulas e atuam como ativistas e sommeliers. O filme será apresentado por Ana Paula Jacques, professora do IFB – Instituto Federal de Brasília e idealizadora do food lab “Comida pra Pensar”.

Além das exibições, o festival promoverá a oficina “Comida e gênero: uma experiência sensorial”, ministrada pela antropóloga Kátia Karam e pela comunicóloga Heliane Carvalho, com a proposta de refletir sobre o papel das mulheres na produção de alimentos, trabalhando a memória afetiva.

Para saber mais informações e conferir a programação completa da 9º edição SLOW FILME,  que acontecerá no cine Pireneus, em Pirenópolis, Goiás, acesse a página oficial do evento clicando aqui.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here