SOMBRAS E CONTRASTES

0
Foto: (Divulgação)

Ainda influente, Expressionismo alemão estabeleceu as regras para gêneros como o terror e o noir

O Expressionismo alemão é um dos estilos do cinema mudo mais reconhecidos, embora, às vezes, seja difícil de definir. O movimento expressionista nas artes foi algo que despontou na poesia e na pintura no início do século 20, também influenciando o teatro, a arquitetura e, naturalmente, o cinema, em especial depois da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918).

O que o Expressionismo buscava era uma representação subjetiva do mundo, que fosse capaz de revelar as angústias da existência humana por meio de imagens distorcidas e afastadas da realidade, remetendo a pesadelos.

Esses conceitos se originavam, em parte, do Romantismo alemão. Com seu uso de sombras e contrastes e histórias abordando temas inquietantes, além de cenários, maquiagens e figurinos exagerados, o cinema mudo alemão dos anos 1920 estabeleceu as bases para dois grandes gêneros do cinema moderno: o filme de terror e o filme noir.

Quer ver mais matérias com muito mais sobre cinema, bastidores, TV, séries e muitos outros assuntos? Então assine já a Revista Zoom Magazine clicando aqui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here